Atividades lúdicas despertam o interesse das crianças pela matemática

*Por Natalia Righetti Ganança

Na Educação Infantil, o ensino da matemática ocorre por meio da criação de um ambiente lúdico e descontraído, que estimula a curiosidade e o entusiasmo, potencializado pelas experiências que as crianças vivenciam.

Você já parou para pensar que a matemática está presente em tudo? Ela está na arte, na dança, nos momentos de lanche, em rodas. E é pela interação diária com o meio e as situações diversas e desafiadoras que os alunos vão construindo e aprimorando conhecimentos como distância, tamanho, cores e formas.

Ao promovermos brincadeiras e jogos infantis, damos às crianças repertórios para que tenham a oportunidade de estabelecer relações, solucionar problemas e fazer reflexões que desenvolvem noções matemáticas cada vez mais complexas, o que desperta a autoconfiança. Já os jogos em grupo encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e social.

E aí, vamos brincar?

*Natalia Righetti Ganança é professora da escola Garatuja Educação Infantil

Leave a Comment